top of page

Não existe fórmula mágica

botão de sucesso

Minha outra opção de título para esse texto era “não existe jeito fácil”, mas isso é mentira. Existe o jeito fácil, sim. 

     Para contextualizar: vou falar sobre marketing, copywriting e trabalho; e é claro que existe o jeito fácil de se ter sucesso profissionalmente. Basta você nascer no ambiente certo, ter as oportunidades certas, na hora certa; como não é o caso da maioria das pessoas, acho que não teria problema ter usado essa opção de título.

    Mas falar em fórmula mágica também funciona.

    Estou lendo o livro “Copywriting - A Habilidade de Ouro Usada por Milionários para Transformar Palavras em Lucro”, e me deparei com esse trecho (página 69 da versão digital):


    “Não existe milagre no copywriting. Se você busca milagres, procure a Jesus Cristo.”


    Eu amei isso aqui. E num clima de revolta pessoal, resolvi escrever sobre.

    Quem, nessa área de marketing e afins, nunca se deparou com alguém que subestima ou simplesmente não entende o que fazemos? Eu, infelizmente, já encontrei várias pessoas que julgam o trabalho do marketeiro como brincadeira. Escreve um texto aqui, grava um vídeo acolá, faz uma arte bonita para as redes sociais e pronto.

     Essas pessoas não veem o trabalho de formiguinha por trás de cada campanha, as inúmeras pesquisas, as estratégias, a programação exaustiva. Parece-me que eles realmente acreditam que existe um botão com o símbolo de um cifrão, que, apertado, gera lucro instantâneo. Que existe uma fórmula mágica (ou, talvez, nem mágica, mas de código binário), para gerar engajamento, interesse e, claro, vendas.

     Como copywriter, meu negócio são palavras. Então, me deixe usá-las para te fazer uma pergunta, e você vai entender o que quero dizer: 


    Quão esperto você é?


     O valor de um bom marketing e o efeito de uma redação persuasiva de sucesso têm, para mim, uma ligação direta com essa pergunta. Utilizarei aqui “inteligência” como sinônimo de “esperteza”, ainda que sejam coisas diferentes, só para ilustrar. 

 Porque, se você se considera inteligente, não se vê como facilmente manipulável, certo? Se esse trabalho de publicidade fosse tão simplório como às vezes é tratado, será que uma fórmula mágica funcionaria?

     Pense comigo. Você se vê como alguém que sofre influência para comprar? Já fez compras de forma impulsiva? Já quis muito alguma coisa, que não conseguia parar de pensar sobre aquilo, ainda que não fosse algo extremamente necessário para sua vida?

     Todos somos influenciados e persuadidos, o tempo todo. A questão é que esse trabalho funciona melhor quando isso não acontece de forma aberta, mas sim estrategicamente pensada! Então, se existisse uma fórmula mágica que tornasse todo esse processo fácil, quem iria comprar? Você?

     Aí depende de como você se julga. Prefiro pensar que eu não seria tão facilmente persuadida, que sou esperta o suficiente para conseguir resistir a uma tentativa fraca e batida de venda de algo desnecessário. 

     Porque um trabalho bom me faria pensar que aquilo, produto, serviço, enfim, é necessário. 

     E num mundo onde somos constantemente bombardeados com informações e ofertas, é preciso muita estratégia para se diferenciar, para entender o que seu prospecto sente e pensa, para se colocar em seu caminho de forma natural e se mostrar como solução.

     Seja através de palavras, de imagens, vídeos, enfim: a comunicação persuasiva não funciona igual a uma venda direta, pessoal e momentânea. Ambas necessitam de habilidades e estratégias específicos.

     Concorda?

  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page